1) Publicidade
Etimologia
público + -i- + -dade, prov. por infl. do fr. publicité (1694) 'caráter do que é público, do que não é mantido secreto, propriedade do que é conhecido', (1829) 'conjunto de meios utilizados para tornar conhecido um produto, uma empresa industrial ou comercial'; ver public-
Datação
1619 cf. Arceb
Acepções
■ substantivo feminino
1 característica do que é público
2 Rubrica: publicidade.
arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público
3 Rubrica: publicidade.
divulgação de matéria jornalística, ger. por encomenda de uma empresa, pessoa, instituição etc., por qualquer veículo de comunicação
4 Rubrica: publicidade.
m.q. propaganda ('difusão')
dar p.
tornar (algo) conhecido; divulgar nos meios de comunicação
2) Enganar
Datação
sXIII cf. FichIVPM
Acepções
■ verbo
transitivo direto, intransitivo e pronominal
1 acreditar ou fazer acreditar em algo que não é verdadeiro; agir dissimuladamente; burlar, lograr, mentir
Ex.:
transitivo direto e intransitivo
2 aparentar ou fazer parecer aquilo que não é; não corresponder àquilo que se pensa ou se espera
Ex.:
Dadas as duas definições, faço um adendo ao fato que para publicidade, não estou contando suas locuções, quando a palavra soma a ela adjetivos como enganosa, entre outros. E quanto a enganosa, notem a antiguidade do termo e da prática!!
Então, juntando-se ambos, com seus respectivos ajustes, temos: Publicidade Enganosa.
Aí é a questão onde quero chegar. O que seria Publicidade Enganosa, para vocês?
Primeiro detalhe a salientar é que esta difere e muito de Publicidade Ruim, como é o caso a do Destak Jornal, sem tirar o mérito do editorial!
Ando um tanto indignada com algumas coisas que vejo e com as proporções que alguns abusos vêm tomando. Você liga a TV a noite, por exemplo, e se não tiver um pouquinho de conhecimento, astúcia, pode muito bem cair em contos de programas que dão charadas muito bestas como "Quantos pratos têm?", apresentando um jogo de palavras cruzadas onde você deve achar 5, e eles te dão a dica de 3. O problema é que para participar, você deve ligar para um número de celular de algum lugar do interior, e não de SP, pq é 014, e pontuar. Quanto mais tempo você ficar pendurado na linha, mais pontos você faz e mais chances tem de entrar ao vivo no programa, enquanto os apresentadores ficam embromando pra te segurar mais tempo, e você torrar mais tostões. Eu falo do Insomnia, um Programa da Rede TV. Mas t~em outros que fazem coisas do gênero.
Tá, isso não é Publicidade, mas de uma certa forma é a Promoção, no ato de promover algo a alguém. E então continua sendo enganoso! E o fato de estimular que a pessoa gaste dinheiro com esse tipo de besteira, deveria ser proibído, já que tal proibição não seria nenhuma barreira para a liberdade de expressão, e sim para cessar ao mesmo algum tipo de enganação, das tantas que já se tem.
No outro post, falarei de um outro, agora sim, praticante da Publicidade enganosa. Antes, queria dar o gostinho do tema a vocês, pois é amplo e podem pensar em mil outros casos. Querendo Publicá-lo, Publiteclem!
Abraços
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