domingo, 26 de julho de 2009

Consumo

Essas semanas atrás peguei um freela em pesquisa que me fez refletir - algo muito comum para minha pessoa, vide blog pessoal -, em trechos da conversa que tive ao entrevistar Juca Kfouri, para o trabalho da facul.

Quando fui bater à porta dele, na rádio Globo AM, lá no centro de SP (Santa Cecília), questionei o que ele considerava quanto à dificuldade dos veículos esportivos terem anunciantes, constantes, ativos. Preconceito e falto de preparo e olhos para análises, muitas vezes óbvias.

Ora, se estas mídias têm a maior concentração nas classes C e D, aí sim era motivo dos anunciantes estarem aí, afinal, são as classes ativas, consumidoras. Com minhas palavras traduzo a respota dele. Simples, mas que te faz pensar, e ao final comprovou-se fiel.

Esta semana fui fazer uma pesquisa sobre produtos de limpeza e reações alérgicas causadas pelos mesmos. Fui ao Jd Monte Kemel, região oeste de SP. Bairro simples, onde você encontra casas bonitas, pintadinhas, amplas, às bem desgastadas, pequenas, humildes. Pessoas que trabalham árduamente em semana para conseguir o ganha-pão, muitas vezes não completamente alfabetizados, mas que conseguem construir suas vidas e conseguir coisas que pessoas da classe média mesmo não conseguem. Não é difícil, aliás, é mais fácil encontrar quem não tenha completado o Ensino Médio, mas carros na garagem, pessoal viajando em pleno domingo de chuva... A diferença é que eles sabem que, se não se colocarem em crediários não terão as coisas jamais. Já pessoas mais cientes e conscientes tendem a pesar mais os riscos de assumir crediários, como é o caso da minha mãe e o meu próprio.

Mesmo em uma região simples foi difícil conseguir entrevistados que caíssem no nível D, o que me confirma que estes questionários estão equivocados e transmitindo resultados errôneos. A começar que a primeira bateria de perguntas, Critério Brasil de Identificação, quem tiver carro, dvd/videocassete, pode valer mais de quem não tem, ou mesmo que se intruiu mais. Para ser classificado D precisa bater 13 pontos apenas, o que foi impossível, justamente por você facilmente encontrar 3 TVs em cores, 4 rádios, 2 carros, assim por diante...

E aí, isso te qualifica, de vdde?

Mas que o que o Juca disse é verdade é... eles consomem mesmo, com ou sem medo..

Nenhum comentário: