quinta-feira, 5 de julho de 2007

Rabugentice minha ou falta de originalidade?

Gente,

Eu estava navegando por entre o site da Schincariol, pois preciso saber um pouco mais sobre o grupo, sua história, enfim, mas ao ver a parte de missão e valores, não resisti e entrei para conhecê-las também. Por exemplo, quando você entra no prédio da Abril, na Nações Unidas, você tem logo de cara:

"A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país". (Grupo Abril)


Os valores e princípios também são claros e objetivos:

Valores: Excelência, Integridade, Pioneirismo e Valorização das pessoas.

Princípios: Foco no cliente, rentabilidade e competitividade.

_______ _______ _______ ______ _______ _______ _______ _______


Quando eu estava na Fahrenheit OS, agência de publicidade que, para falar a verdade, não deu certo, infelizmente (pois as peças de portfólio eram boas, mas atendimento e adm bons são sim peças chaves para uma agência), acompanhei o sacrifício que estava sendo para a pessoa designada para elaborar o plano de apresentação da agência perante o mercado. Claro, isso não é uma decisão e um textinho besta que qualquer um deva fazer, ou, que uma só pessoa deva se preocupar em escrever bonitinho... não, para mim, são textos comprometedores, que podem levar a empresa ao sucesso e ao fracasso... Mas também não acho que seja a coisa mais difícil do mundo, não para pessoa vindas das áreas humanas, ou mesmo que tenha o hábito ou gosto por escrever, que saiba a respeito daquilo o que está fazendo. Por isso o briefing, ele designa o que o cliente quer, detalha e assim a criação tem um guia, uma base para seguir... No caso de formular os valores e missão deveria funcionar similarmente, porém, com os donos daquilo que deseja ser um negócio, se comprometer em prestar algum tipo de serviço ou produtos. No fim das contas a agência nem precisou terminar de formular...

Digo isso porquê me surpreendi, negativamente, apesar de gostar da marca e sua história hein, ao ler as missões e valores da Schin. Por mais leiga que eu seja em criação, acho que até dava para algum criativo tirar uma onda com os valores declarados:

- Emprender sempre: temos um espírito voltado para AÇÃO;
- Fazer bem feito: temos um espírito voltado para o melhor RESULTADO possível por meio do comprometimento;
- Equipes é que dão certo: temos um espírito voltado para a UNIÃO;
- Paixão de ser Schin: temos ORGULHO por ter um espírito voltado para a humilde, a honestidade e a brasilidade;

Como disse no título, não sei se eu que sou muito implicante, mas achei bem vago, pois até onde sei, todo mundo que está envolvido em algo quer tentar fazer o melhor, essa não é uma grande novidade para mim... além do mais, com tanto espírito, dá até para abrir um Centro, não? (desculpem-me os espíritas e espíritos! hehe Nada contra, só uma brincadeirinha mesmo) Acho que tem muita coisa a ser mudada.

Abss!

4 comentários:

Paty disse...

Oi Sheyna!
Primeiro prazer em conhecê-la! Obrigada pelo comentário, entendo seu ponto de vista, tem dias que pra mim também não funciona essa receita de motivação... normal! Mas sempre que posso deixo aflorar meu lado escritora rsrsrs
Quanto ao texto da Schin, realmente, muito pobre... Com tanto espírito dá pra imaginar se lá não é mesmo uma empresa fantasma...rsrs
Bjus

Rafael Amaral disse...

Deixa eu ver se eu entendi. São 4 espíritos, um voltado pra ação, outro pro resultado, outro pra união e outro pra humildade, honestidade e brasilidade?
Então o último tem que conversar com o penúltimo, que deve conversar com o primeiro para se conseguir o que o segundo quer?
Ai ai, que confusão!

Chico Xavier deve adorar Schin!

Abraços!

Rafael Amaral.
www.semrotulo.com

lady-bug disse...

olá, sheyna!

talvez a idéia da Schin seja atingir em cheio o público que consome seus produtos, utilizando uma linguagem mais informal... ou não. pode ser que a assessoria seja inexperiente... ou não.

sei que, mesmo quando parece apenas imaturidade, pode ser jogada de marketing.
e "o contrário tbm bem que pode acontecer". ;)

que a Força esteja com vc!

Goretti disse...

Olá Sheyna, estou a aceitar o teu convite de passar pelo teu blog. Respodendo à tua questão, a iniciativa não teve a ver tanto assim com a minha formação. Não pretendi fazer registo escrito de nada. Era apenas uma curiosidade pessoal. De qualquer maneira sou licenciada em Ensino de Inglês e Alemão, professora ha 16 anos e encontro-me a terminar Mestrado em Estudos Ingleses, nomeadamente na área da literatura ameríndia norte-americana.
Bjs